Voltei para postar a resenha deste livro maravilhoso!
Um amor para Recordar
Sinopse - Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks
“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219268
N° de Páginas: 191
Ano: 2011
Jamie Sullivan é a filha do pastor da Igreja da cidade, e é uma moça diferente das outras da sua idade. Está quase no último ano e ninguém nunca a convidou para sair. Isso muda quando o baile da escola está chegando.
Landon Carter é um rapaz comum, com muitos amigos e que também está terminando o colegial. Nunca imaginou convidar Jamie para sair, mas depois de um tempo sua opinião muda. A respeito disso e sobre muitas outras coisas.
A história é surpreendentemente linda! Nicholas Sparks, mais uma vez, conseguiu me fazer chorar. Um amor para Recordar fala de um amor puro e verdadeiro, que supera qualquer barreira que apareça (e elas aparecem).
Contado em primeira pessoa, a história começa com um Landon de quase 60 anos relembrando o ano de 1958, quando sua vida mudou. Ele avisa: "No início você vai sorrir e depois vai chorar" e é exatamente o que acontece.
Landon e Jamie estão quase no último ano do colégio e não são amigos. Na verdade, Jamie não tem muitos amigos, já que muitos a consideram estranha. Ela está sempre com uma bíblia na mão, passa todo o horário de almoço lendo-a, ajuda em um orfanato, resgata bichinhos machucados da rua, enfim, não faz praticamente nada que uma adolescente "normal" faz. Mas ela não se importa nem um pouco com isso. Vive sua vida muito bem, está sempre feliz e disposta a ajudar quem quer que seja.
Landon, pelo contrário, é um típico adolescente que adora sair com os amigos, zoar os alunos menos populares e só vai à Igreja aos domingos, como uma obrigação.
Os dois estudam juntos desde crianças mas nunca trocaram mais que duas palavras. Quando o baile da escola se aproxima, Landon, que está sem namorada, começa a convidar várias garotas, mas todas já têm um par. Após muita relutância, ele decide convidar Jamie e ela aceita com uma simples condição: que ele não se apaixone por ela! Quando ela diz isso, ele praticamente ri e diz que ela pode ficar tranquila.
Bom, o livro é do Sparks, então já sabemos que é uma história de amor. Então, também já podemos imaginar que isso não vai acontecer. Ele vai se apaixonar. Pois é, mas a maneira que acontece não é previsível. O desenrolar é muito instigante e te faz pensar em várias coisas.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi a personalidade de Jamie. Ela com certeza entrou para a lista de meus personagens favoritos. É realmente muito difícil encontrar pessoas, principalmente adolescentes, que vêem a vida como ela vê. Sério, ela sempre aparenta estar feliz, é sempre gentil com todo mundo e não liga nem um pouco para o que os outros pensam dela. Além disso, a fé que ela tem é inabalável e acho lindo quando uma pessoa tem essa convicção no que acredita.
Outra coisa muito legal na história é ver como Landon vai se transformando em uma pessoa muito melhor, quando começa a passar mais tempo com Jamie. Os sentimentos que ele tem, com certeza são os mesmos que muitos de nós temos em vários momentos. E essa forma do Nicholas escrever, que nos transmite tão bem o que os personagens estão sentindo, é magnífica.
Para quem já viu o filme, sabe que o final não é muito feliz. :(
Mas não é a mesma coisa. Para variar, o livro consegue ser melhor do que o filme. Mesmo que este seja ótimo, o livro me emocionou muito mais.
Por isso tudo o livro se tornou um dos meus favoritos e vou relê-lo assim que puder.
Sobre a leitura, posso dizer que ela é muito fácil, pois além do livro ser curtinho, a história flui de uma maneira deliciosa e você acaba de ler em um instante.
Com certeza recomendo à todos que façam essa leitura, principalmente para os fãs do gênero e do autor. Sem sombra de dúvidas, não vão se arrepender!
Beijos e até! ^^