|Curiosidade| Tempo que o brasileiro dedica à leitura

Olá, galera!

Hoje eu vim falar um pouquinho sobre uma notícia que vi sobre os brasileiros e a leitura.


O brasileiro ocupa seis minutos do dia com leitura. O dado é apontado a partir de estudos pilotos do IBGE que ocorre no Rio de Janeiro e a autora da pesquisa é a economista Cintia Agostinho.
Segundo o  levantamento, mais de 60% dos entrevistados tem dias de 29 horas. Isso acontece porque as atividades simultâneas praticadas aumentam o dia em 4 horas e 52 minutos.
Se o brasileiro gasta seis minutos com leitura, o norteamericano chega a passar 37 minutos dedicados ao hábito.
A pesquisa feita em cinco unidades da federação mostra que o morador do Distrito Federal é quem passa mais tempo estudando. São 45 minutos diariamente, contra 13 dos gaúchos.


Depois de ler a notícia, me senti meio "anormal" já que passo muito mais tempo do que isso lendo (às vezes acho que é tempo demais rsrs). Imagino que o termo "leitura" na notícia envolve tudo: livros, jornais, revistas, bula de remédio... e isso me deixou ainda mais preocupada, pois leio só livros, por hoooras.

Mas acho essa comparação entre os brasileiros e os norteamericanos injusta. Posso começar falando que nos EUA o transporte público funciona e as pessoas podem ir tranquilamente para o trabalho/escola de ônibus/metrô, lendo seu livrinho. Aqui no Brasil a situação é bem diferente. Eu mesma, que sempre carrego um livro na bolsa para ler em qualquer lugar, quase nunca consigo ler no ônibus, já que este é sempre lotado e eu vou esmagada, tentando me segurar para não cair. Quando ele não está muito cheio, eu até me arrisco a ler em pé mesmo. (Já quase caí assim :p)
Outro ponto bem básico: incentivo!
Quem nunca viu em filmes ou séries, leu em algum livro ou mesmo ouviu de alguém que mora lá a quantidade de livros que eles tem que ler no colégio? Tudo bem que aqui alguns colégios também tentam incentivar os alunos, mas normalmente eles não são "obrigados" a ler nada, a não ser para o vestibular.
Não sei hoje em dia, mas na minha época (A velha!) as universidades divulgavam uma lista de livros para serem lidos, pois teriam questões sobre eles, e mesmo assim não me lembro de quase ninguém preocupado em ler.
Tenho uma amiga que fez o ensino médio lá e ela me contou que em várias matérias eles usavam livros literários como principal material de estudo.
Eu adoraria ser "obrigada"a ler O Senhor dos Anéis ou As Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo. hahahah
Enfim, acho 6 minutos diários pouco? Sim. Mas pelo menos as pessoas lêem!
Acho que nós, leitores mais viciados, temos que tentar sempre incentivar mais a leitura até para o nosso próprio bem. Imagina se todos os seus amigos lessem tanto quanto você! Imagina o quanto você seria feliz podendo conversar com eles sobre seu livro preferido! heheh

Ah, e sobre o dia ter 29 horas: quem dera! Às vezes só queria umas 2 horinhas a mais por dia. rsrs

Achei a notícia interessante e quis compartilhar com vocês.
Espero que tenham curtido!
Mas me digam aí, quanto tempo vocês passam lendo diariamente?

Beijos e até! ˆˆ

3 comentários:

  1. Evelyn, li essa matéria outro dia e achei interessante mesmo. No entanto, como você, acho que quem realmente gosta de ler dedica muito mais que 6 minutos por dia. Achei a pesquisa muito geral, é difícil ter essa proporção, porque as vezes dedicamos horas para a leitura em um dia e em outro não conseguimos ler nada. Rs!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá acho que somos duas estranhas também rsrsrs
    Eu não acho que é bem isso, já que mexemos bastante na internet, ficamos em contato com a leitura o tempo todo, se essa é verdade.. nossa como o povo brasileiro lê pouco =(
    Eu leio constantemente...contaria entre 4-6 hrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!!

    Eu achei super interessante seu post, e acho que, na verdade, o brasileiro tem lido mais... creio que estamos ainda crescendo neste campo e penso que daqui a dez anos, quando esta pesquisa for novamente este número vai ter crescido bastante!!! Minha cidade, Poços de Caldas, foi considerada numa pesquisa recente como a cidade que mais lê do estado de Minas, fiquei mega feliz. haha

    Estou te seguindo pelo projeto da Sarah, ok?

    Beijos!!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©