Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

Olá!

Hoje tem resenha de um livro que ganhei do Blog No Universo da Literatura, pelo Top comentarista do mês de Julho (eu acho). Obrigada, Daiane! :)
O livro demorou um pouquinho para chegar e quando ele chegou eu estava lendo outras coisas. Só agora (ontem) consegui pegar e a leitura foi muito fácil.
Confere aí!

Sinopse - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573688
Ano: 2013
Páginas: 208

"Livros são mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."

Não me lembro exatamente por que fiquei tão interessada nesse livro quando foi lançado. Sei que não li a sinopse e que gostei bastante da capa. (Isso pode ter sido suficiente.)
Agora que acabei de lê-lo, não sei muito bem o que dizer sobre ele. Pois é, e mesmo assim estou resenhando.
No início achei que era uma história "real", que não teria magia, fantasia, essas coisas. Me enganei profundamente! O livro é totalmente cheio de fantasia e mistérios.
A história é narrada em primeira pessoa por um garoto de 7 anos, mas no prólogo e no epílogo esse garoto já é um adulto de quarenta e tantos. Ele não se apresenta (demorei a me dar conta disso), então passamos todo o livro sem saber seu nome. Para ficar mais fácil para mim, vou chamá-lo de Garoto. :D
Tudo começa com o retorno de Garoto à cidade de sua infância. Ele está lá para algum velório e resolve ir até a casa onde viveu em busca de algo que nem ele mesmo sabe muito bem o que é. Assim que chega à casa, e percebe que não encontraria o que quer que estivesse procurando, resolve ir até a fazendo no fim da rua onde passou por vários momentos marcantes.
Na fazenda Hempstock, Garoto conheceu Lettie Hempstock, Sra Hempstock e a velha senhora Hempstock. Lettie tem 11 anos e possui um oceano nos fundos da fazenda. Sim, não tente chamá-lo de lago ou algo do tipo, aquele é o seu oceano. É através dela que Garoto descobre outra realidade, uma que ele não imaginava existir além de seus livros.

"Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos."

E é a partir dessa nova realidade, cheia de magia e mistérios, que vivemos toda a emoção do livro. O final não explica nada, como alguns podem esperar, mas acho que isso é o que torna a história ainda melhor. Acho que histórias não devem ser explicadas e sim entendidas por cada um.
Como eu disse, já tinha gostado da capa e após ler o livro, vi que ela o complementou. Tem tudo a ver com o que está sendo contado.
Foi o meu primeiro livro do autor e fiquei muito curiosa para ler outros.
Recomendado para pessoas de todas as idades!

Só mais um quote para vocês.

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."



É isso aí!
Beijos e até! ^^

19 comentários:

  1. Eu tbm não sei pq quis esse livro a princípio, acho que foi devido a grande divulgação feita pela editora. Só ouço falar bem dele, espero ler logo.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a divulgação sempre ajuda muito né?
      Quando ler, me conta o que achou!
      Beijo.

      Excluir
  2. Sou louca para ler, quero comprar o quanto antes. Adorei sua resenha.


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Evelyn.
    Eu já tenho esse livro, mas ainda não li. Mas estou super curiosa para conhecer essa história. Esse clima de mistério, sobrenatural e fantasia me atraem muito.
    Ótima resenha.

    Beijos e boa leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nadia!
      Acho que você vai gostar bastante do livro.
      Não esquece de me contar o que achou, depois que conseguir ler!
      Beijos

      Excluir
  4. Esse livro também foi o primeiro que li do autor, e eu também me apaixonei super!
    Fiquei com vontade de ir comprar todos do autor hahahaa
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?
      Preciso ler os outros dele bem rápido! :)
      Beijos

      Excluir
  5. Estou desejando esse livro desde o seu lançamento Neil Gaiman é bom demais, mas ainda não consegui comprar ou ganhar, mas espero em breve!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você consigo logo (de preferência ganhar, né?). heheh

      Beijos ^^

      Excluir
  6. Eu também adorei esse livro! E eu realmente gosto do lance de final inexplicado :D
    Preciso ler outros livros do Neil .. esse foi incrível! *-* acho que ele vai me ganhar como John Green :D kkk
    Ótima resenha! Adorei a classificação de 4 corujinhas :DD
    *-*' beijos!
    Seguindo seu blog, se puder .. segue o meu?
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse final é bem interessante!
      Que bom que gostou, Mari!

      Assim que der, vou conhecer seu blog. ^^
      Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    parabéns pela resenha, tenho o livro mais ainda não li, quer dizer li um pouco, mas parei de ler por bobeira e agora vou ter q ler tudo de novo :P, mas sem problemas, se é NG é no mínimo um bom livro. Parabéns também pelo blog, adorei seu cantinho! :D Ah, as corujinhas são fofas!!!rsrsrs

    estou te seguindo, se puder segue o meu blog tb?

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda!
      Corujas são lindas demais! rsrs
      Leia de novo, sim. Não vai se arrepender!

      Beijos

      Excluir
  8. Oi,
    Otima resenha. Gostei muito do livro, antes achava que era de terror rs Mas gostei de saber que ele é de mistério/fantasia. Estou louco para ler.
    Beijão!
    http://literaturabstrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcos!
      A capa dá essa impressão mesmo, né? rsrs
      Beijo

      Excluir
  9. Gostei demais desse livro, achei ele muito profundo, mesmo sendo tão curto. O Neil Gaiman é incrível, sou fã dele ♥.

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Profundo" é uma ótima palavra para esse livro!
      Mesmo não tendo lido os outros livros dele, já percebi que ele é incrível! ^^
      Beijo

      Excluir
  10. Seguindo e Curtido!!Retribui??
    http://overdoselite.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©