Resenha: Uma Longa Jornada

Olá!

Preciso me desculpar mais uma vez por esse tempo que estou sem postar aqui no Blog.
 Já faz algumas semanas que eu saí da  minha rotina por causa disso e já passou da hora de voltar a ela!
Já estou para escrever essa resenha há bastante tempo, mas ainda não me sentia pronta.

Enfim, espero que essa pausa não tenha afetado a nossa relação, leitores lindos! :)

Então, vamos ver o que eu achei sobre esse livro lindo do tio Nicholas Sparks?!

Uma Longa Jornada
Sinopse - Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411959
Ano: 2013
Páginas: 368

"Aquilo não foi longo, não foi ardente, mas assim que seus lábios se uniram ela teve a súbita certeza de que nada jamais parecera tão fácil e certo, o final perfeito para uma tarde perfeita." P. 102


Mais uma vez Nicholas Sparks conseguiu me emocionar.

Em seu mais novo romance, somos apresentados a dois casais: Sophia e Luke, Ruth e Ira.
Sophia está terminando a faculdade de história da arte e sonha trabalhar em um museu. Luke é um caubói que ganha a vida participando de rodeios e trabalhando na fazenda da família. Ira é um velhinho de 91 anos que perdeu a esposa, Ruth, há 9 e sofre um acidente de carro.

A história dessas quatro pessoas é contada de forma alternada, intercalando capítulos que focam ora Ira, ora Luke, ora Sophia. Somente os capítulos "Ira" são contados em primeira pessoa.
Logo no início, conhecemos Ira. Ele nos conta rapidamente sobre sua vida, seu pai, que sempre lhe deu todos os tipos de conselhos, e sobre o acidente. Seu carro está fora da estrada, a neve não para de cair lá fora e ele acha que quebrou pelo menos o braço. Em meio a sua dor e medo, Ira vê sua falecida esposa, Ruth, sentada no banco do carona. Ela começa a falar com ele e, mesmo sabendo que não é possível, ele começa a conversar com ela. E é assim que sua história é contada. A partir das lembranças de ambos, vamos descobrindo sobre a juventude e o amor que os uniu.
Sophia está se recuperando de um término com o namorado que a traiu mais de uma vez. Em uma noite comum ela é convencida por Marcia, sua melhor amiga, a ir em um rodeio e é lá que ela conhece Luke. Ele acaba de vencer a competição e quando vê Brian, o ex de Sophia, a assediando, não se contém e vai ajudá-la. Depois disso eles começam a conversar e, não podia ser diferente, a se apaixonar.

Eles vivem em mundos bem diferentes, mas quando estão juntos nada disso importa. Para eles, o silêncio é confortável, não há aquela necessidade de falar o tempo todo, o simples fato de estarem juntos já é suficiente.
Como nada na vida é fácil, muito menos histórias românticas, há sempre aquele obstáculo que o casal deve superar para ficar junto. Mas nesse caso o tal obstáculo não é previsível, como acontece muitas vezes. O  motivo que pode impedir que Luke e Sophia fiquem juntos, o terrível segredo, é mais significativo do que se pode imaginar.
Agora, como essas duas historias são contadas no mesmo livro sem nenhuma ligação? Ou então, como elas se ligam? As respostas são dadas quase no final do livro e tornam o desfecho maravilhoso!

Adorei o livro. Comecei a ler indo para à Bienal e confesso que no início não estava gostando muito. Achei a parte do Ira cansativa e, em alguns momentos, parecia que só estava enrolando. Para mim, a história de Luke e Sophia se sustentaria muito bem sozinha, mas assim que cheguei ao final percebi que se Ira e Ruth não fizessem parte de tudo o desfecho não seria tão bom.
Luke é mais daqueles personagens que dá vontade de casar! Ele é lindo (pra variar), tem olhos azuis brilhantes e um sorriso amigável com covinhas (*.*), é maduro, gentil, prestativo, responsável (na maioria das vezes) e tem aquela coisa que não dá para explicar. A forma como ele e Sophia se apaixonam é tão natural e simples que faz todo o resto parecer fácil também.
Tirando a parte cansativa, a história de Ira e Ruth também é de arrancar suspiros. Ruth era amante da arte e com o passar dos anos eles adquiriram uma verdadeira coleção de obras que passaram a valer muito dinheiro. Para mostrar a todos o que elas significavam para ele e Ruth, Ira decide fazer um leilão. O que mais gostei dessa parte foi conseguir entender o que ele queria que todos entendessem.
Essa é mais uma daquelas histórias onde o Nicholas nos deixa tristes por viver no mundo real e não em seus livros.
Sobre a capa achei uma das mais lindas! Aquelas capas comuns aos livros dele, com um casal apaixonado, nunca me agradaram muito.
A diagramação é ótima: páginas amareladas, fonte e espaço agradáveis e não lembro de nenhum erro.
Super recomendado!



É isso!
Essa semana nos veremos quase todos os dias!

Beijos e até amanhã! ^^

3 comentários:

  1. Amei a resenha, sou apaixonada pelos romances do Nicholas Sparks, choro em quase todos...rsrs Esse parece ser maravilhoso, adorei a sinopse, acho que em breve irei compra-lo! Obrigada pela dica de livro ;)

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, mas confesso que não curto muito o estilo do Sparks. Não sei, acho meio repetitivo!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu já queria muito ler este livro pela sinopse que me encantou, mas a sua resenha me fez ficar ainda mais interessada pelo livro.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©