Sobre o autor! #5

E aê, galera!

Sábado chuvoso, vontade de ficar na cama o dia inteiro lendo, mas parei um pouquinho pra atualizar isso aqui. (Tava precisando, né? rsrs)
Escolhi falar um pouquinho sobre uma autora suuuper conhecida, que escreveu uma das séries mais famosas dos últimos tempos!


J. K. Rowling
Joanne Rowling nasceu em julho de 1965, no Yate General Hospital, na Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, Gwent, e estudou na Wyedean Comprehensive.
Jo deixou Chepstow para estudar na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após a graduação, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, entre outros empregos.
A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro. (Queria ter uma ideia assim do nada! hahah)

Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos. (Meio revoltante isso, né? Será que se ela usasse só o seu nome teria feito diferença? Acho que não.)
O segundo título da série, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, foi publicado em julho de 1998. “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi publicado no dia 8 de julho de 1999.
O quarto livro da série, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi publicado em 8 de julho de 2000.
“Harry Potter e a Ordem da Fênix” foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” como o livro mais rapidamente vendido da história. “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005 e também quebrou recordes de vendas.
O sétimo e último livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.

J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. “Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos” foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.
O último livro de J.K. Rowling, "Morte Súbita", seu primeiro romance para adultos, foi publicado em inglês em setembro de 2012.

Além de ter sido nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, J.K. Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen e fez discursos de formatura na Universidade de Harvard, nos EUA.
Ela apoia um grande número de causas beneficentes através de seu fundo beneficente Volant, e é a fundadora da Lumos, uma instituição de caridade que trabalha para transformar a vida das crianças desfavorecidas.

J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.

Últimas notícias:
J.K. Rowling doou um livro da primeira edição de  Harry Potter e a Pedra Filosofal  com anotações pessoais para ser leiloado na Sotheby’s de Londres no dia 21 de maio como parte do leilão realizado pela First Editions, Second Thoughts em apoio à English PEN.
A venda do livro ajudará a arrecadar fundos para a English PEN (www.englishpen.org) e para a Lumos, instituição de caridade mantida pela própria J.K. Rowling (www.wearelumos.org).

A BBC One anuncia planos de adaptar o romance best-seller de J.K. Rowling Morte Súbita para a telinha. 
A BBC One e BBC Drama solicitaram os direitos exclusivos de adaptação de Morte Súbita do representante de J.K. Rowling, The Blair Partnership. A série será produzida através de uma produtora independente, operada por Neil Blair e Rick Senat, em nome da The Blair Partnership, que contratará o produtor executivo. O acordo foi formalizado após discussões entre Neil Blair e o controlador da BBC One, Danny Cohen.
J.K. Rowling colaborará diretamente com o projeto, sendo que o número e a duração dos episódios  serão decididos uma vez que o processo de adaptação criativa tiver começado formalmente.

Agora um pequeno detalhe sobre essa humilde blogueira: Nunca li ou assisti a série Harry Potter. :o
Pois é, por maaaais famosa que seja a série, nunca tive muito interesse em ler. Tenho algumas amigas que tem muita vontade de me matar quando lembram disso, né Jess? :D
Mas não sei... Acho que um dia eu leio!

Beijos e até! ^^

4 comentários:

  1. realmente dá um odiozinho no coração quando eu lembro que vc não leu ainda... AINDA, pq eu ainda te convenço a ler moça...
    mt boa a matéria, não sabia que o nome da filha dela era Jéssica =)
    Bjs, Jess

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah
      Pois é, sei que você vai me obrigar a isso. :)
      Beijoss!

      Excluir
  2. Sou suspeita pra falar sobre ela rs
    Sou fã desde sempre...
    beijos
    www.lynnkumoruna.com

    ResponderExcluir
  3. Acredita que HP é uma das primeiras séries que já li?!E acredita ainda que eu NÃO TENHO ela em casa?Tenho tantas outras séries aqui,mas essa ainda não! hahahahaha essa autora merece meu respeito,sério ela é muito rica em conhecimentos *.*
    Beijos Pão de Queijo!
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©