Resenha: A Bússola de Ouro - Fronteiras do Universo

Oie!

Saudades resenhas neste Blog, né? hehehe
Sem enrolação, vamos lá!

A Bússola de Ouro
Sinopse
Este primeiro volume se passa em um mundo muito parecido com o nosso - mas com algumas curiosas diferenças. Todo ser humano possui um dimon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe usá-lo.
Lyra é uma menina levada que vive na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores.
Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso e crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos que usam armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.


Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva
ISBN: 9788573028423
N° de Páginas: 370
Ano: 2007

"Todos nós somos sujeitos aos fados, mas todos temos que fingir que não somos, para não morrermos de desespero." P. 286

A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo e conta a história de Lyra, uma garotinha que vive com os Catedráticos na Universidade Jordan, em Oxford. Lyra e seu melhor amigo, Roger, adoram "explorar" todos os cantos da Universidade, passear pelos telhados e implicar com as outras crianças da rua.
Graças a sua enorme curiosidade (e falta de juízo), Lyra e seu dimon Pantalaimon, ou simplesmente Pan, acabam ouvindo uma conversa entre seu tio Asriel e os Catedráticos. Eles falavam sobre o Pó, mas na verdade ninguém sabe muito bem o que é, de onde vem ou o que ele faz, e é isso que Lorde Asriel quer descobrir.
Após essa reunião coisas estranhas começam a acontecer na cidade e crianças começam a desaparecer, entre elas, Roger.
Para resgatar seu amigo, Lyra enfrentará grandes desafios e descobrirá que o tal do Pó, ou a busca por ele, é responsável por várias das coisas terríveis que estão prestes a acontecer. Felizmente ela fará vários aliados como Iorek Byrnison, um urso de armadura e a feiticeira Serafina Pekkala.

A história criada por Philip Pullman é realmente fascinante. É o tipo de fantasia que te faz querer mergulhar no livro e vivê-la.
Universos paralelos, magia e dimons! Ah, os dimons! Quem já leu e não ficou com vontade de ter um, que atire a primeira pedra. Imagine como deve ser bom você ter ao seu lado um animalzinho que vai te acompanhar a vida inteira, que é parte de você. Eles são como personificações animais das almas das pessoas. Eu achei essa ideia genial.
Enquanto ainda são crianças, os dimons podem mudar de forma e só quando chega a fase adulta é que se eles fixam na forma que terão para sempre, e o mais interessante é que essa forma tem tudo a ver com a personalidade do seu humano.
A história também envolve temas meio polêmicos como religião. O autor tem uma visão bem definida sobre a igreja católica e deixa isso claro na sua escrita.
Narrado em terceira pessoa (o que sempre me agrada mais), ele alterna o foco em cada capítulo. Os personagens são muito, muito bem construídos e você acaba se apegando a vários deles.
O livro é relativamente grandinho, porém muito tranquilo de ler. A leitura flui e há momentos em que você não consegue parar até saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
O final é bem instigante e deixa aquela vontade de ler logo o segundo.
Muito recomendado!

                                                    


P.S. Em 2007 o livro ganhou sua adaptação cinematográfica e contou com os renomados atores Daniel Craig e Nicole Kidman. Eu não cheguei a assistir, mas já me falaram que não é muito bom.

Enfim, logo trarei a resenha do segundo volume "A Faca Sutil".

Beijos e até! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©