Dia da Literatura Brasileira!

Além de ser o dia do trabalhador, dia em que Ayrton Senna morreu (:/) e várias outras coisas, hoje também é dia da Literatura Brasileira! E eu não poderia deixar de fazer um post especial! :D
A data foi escolhida em homenagem ao romancista José de Alencar, que nasceu nesse dia.


A literatura no Brasil é marcada pelas escolas literárias, que são: Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré - Modernismo, Modernismo e Neo - Realismo. Cada uma delas representa uma época do país e grandes nomes passaram por esses períodos e ficaram famosos, como: Gregório de Mato, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, José de Alencar, Castro Alves, Machado de Assis, Olavo Bilac, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, José Lins do Rego, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues. Você, com certeza, conhece vários desses nomes!
O primeiro documento existente considerado literatura brasileira é a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha a Manuel I de Portugal, onde eles descreveram o território brasileiro em 1500.

Todos esses autores são super importantes para a história da literatura no Brasil, mas hoje eu quero falar um pouquinho dos autores contemporâneos! Já falei váárias vezes que estou me apaixonando cada dia mais pela literatura nacional, então quero deixar pra vocês alguns dos grandes nomes e que já fazem parte dos meus autores preferidos! (Clique nos nomes para conhecer suas obras)





É claro que existem muuuitos outros ótimos autores, tantos que eu não conseguiria colocar todos aqui. Mas acho que estes representam muito bem a qualidade da literatura brasileira hoje!

E eu não posso deixar de citar um nome que em breve será conhecido por todos vocês: Debora Santos.

Em breve ela também fará parte da lista dos grandes autores nacionais! Seu primeiro livro está prestes a ser lançado e posso garantir que será um grande sucesso! :D









Beijos e até! ^^



8 comentários:

  1. Lindo post, Evy! Parabéns a todos os autores nacionais, homenagem mais que merecida :) Fiquei emocionada ao ver minha fotinha ali e tbm morrrrrrrta de vergonha, hahaha. Prometo que vou me esforçar bastante e fazer por merecer o carinho <3 Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Vergonha?? Não tem que ter vergonha!
      Que bom que gostou, apesar disso. hehehe
      E você já merece esse carinho! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Evelyn fofa!! Obrigada por lembrar de mim! Estou super feliz e honrada com isto! Desejo muito sucesso a todos e à sua amiga Debora! Parabéns!
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre lembro de você, Mari! :)
      Sucesso a todos!
      Beijos

      Excluir
  3. Ahh que linda! Obrigada por se lembra de mim <3

    ResponderExcluir
  4. Querida Evelyn,

    Que lindo ser lembrada por você aqui no blog no post sobre o Dia da Literatura Brasileira! <3
    Fico feliz e honrada em saber que estou no time dos seus nacionais queridos, ao lado de nomes tão incríveis!!!

    Beijos carinhosos,
    Sam <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e todos os outros merecem, Sam! :)
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©