Resenha: A Luneta Âmbar


Confesso que tive dificuldade para começar a escrever essa resenha, pois o livro mexeu de verdade comigo. Terminei de ler há mais de uma semana, mas ainda estou digerindo toda a história. Neste terceiro e último volume da trilogia Fronteiras do Universo, Philip Pullman conseguiu escrever um final extraordinário. Fiquei completamente apaixonada por essa série e já - quase - sinto vontade de reler os livros. Com certeza foi o melhor livro de 2014, até agora.
Logo no início, Will já parte em busca de Lyra, que está desaparecida desde o final do segundo volume, A Faca Sutil. Ele conta com a ajuda de anjos e de alguns antigos aliados de Lyra, e enfrenta grandes perigos até encontrá-la. A maior guerra de todos os tempos é iminente e ele prometera a seu pai que entregaria a faca sutil a Lorde Asriel, por isso precisa correr.

Personagens marcantes como Iorek Byrnison, Serafina Pekkala e Mary Malone, e outros que foram apresentados só agora, como os mulefas, o Cavaleiro Tialys e Lady Salmakia, com certeza não serão esquecidos facilmente. Cada um deles teve papel essencial na história e fez toda a diferença para o desfecho incrível da série. Tenho que destacar os mulefas. Gente, eu precisei me esforçar muito pra conseguir imaginar esses "animais" (a descrição é bizarra), mas me encantei com tudo à respeito deles.
É incrível (vou usar muito essa palavra) perceber o quanto Lyra e Will amadureceram do primeiro ao terceiro livro. Lyra era apenas uma criança levada no primeiro e termina como uma adolescente completamente diferente em vários sentidos e totalmente igual em outros (a coragem continua ali). Sobre Pan, ele finalmente assume a sua forma definitiva e aprendemos muitas coisas a respeito dos dimons.
Sobre a tal grande guerra, a crítica incutida nela é totalmente clara e faz bastante sentido, em alguns pontos (my opinion). Li muitas resenhas que criticaram negativamente esse contexto do livro, mas acredito que era à respeito exatamente disso, uma das maiores mensagens que o autor queria passar. Mas também acho que cada um interpreta à sua maneira, então...
Neste livro também há muita ação e as cenas são descritas daquela forma que faz você se sentir no meio da batalha ou no mundo dos mortos (quase spoiler). Sobre o final, quero que fique claro que por mais que tenha sido incrível, me deixou muito triste. Eu não fazia ideia do que iria acontecer até duas ou três páginas antes de realmente acontecer; e quando eu vi que estava certa, que ia ser aquilo, tive que parar por alguns segundos, pois não queria ler.

Sério, esse livro mexeu com meus sentimentos de uma forma que poucos fizeram, por isso não consigo parar de dizer a palavra "incrível". Essa ~ com certeza ~ se tornou minha série favorita! Por isso vou sempre recomendar pra todo mundo.
Não sei se consegui descrever pelo menos parte do que senti e do que achei do livro, mas espero que essa resenha desperte em vocês o desejo de ler essa série INCRÍVEL!

Ah, gostaria muito de conversar com alguém que já tenha lido o livro pra perguntar e falar sobre algumas coisas. Então, se você já leu e quiser bater um papo sobre ele, me procure. Deixe um recado aqui mesmo, no Facebook, Twitter... enfim. :)

Beijos.

2 comentários:

  1. Quero muuuuito ler os livros da série, está no topo da minha lista!

    Beijos,

    Poréns & ETCs

    ResponderExcluir
  2. Até agora só o li o primeiro da série embora os outros dois já estejam aguardando na estante. Não que o livro não tenha me animado, pelo contrário, gostei bastante, apenas acabei me distraindo com outras leituras - tantas vontades! Mas agora sua resenha voltou a me instigar, já estou pensando em começar o segundo da série hoje mesmo, rs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©