Resenha: Amazônia - Um caminho para o sonho

Olá!
Hoje a resenha é de um livro nacional que eu li através de um Book Tour.


Sinopse





Autora: M. C. Jachnnhee
Editora: Independente
ISBN: 9788576825944
Nº de Páginas: 274
Ano: 2011



Amazônia conta a história de quatro amigas que moram em uma cidadezinha ao sul do Brasil e viajam para a região norte do país em busca de novas aventuras e do autoconhecimento. Rafaela sempre quis ser escritora e está certa de que o novo ambiente, as novas pessoas e uma cultura diferente serão a inspiração perfeita para o seu primeiro livro. Ao chegar à Amazônia elas se encontram com Daniel, tio de Joana, e professor de história, que irá participar dessa aventura com elas. Ana Carolina tem um coração enorme e enxerga a vida como poucos, está sempre tentando enxergar o lado bom em tudo. E Camila é a mais brincalhona, sempre querendo dormir mais um pouco, fazendo algumas piadas... 

A história é rica em detalhes sobre a região e consegue nos aproximar daquele ambiente sem muito esforço. Mas quando o assunto é nos aproximar dos personagens, descrever sua personalidade ou até suas características físicas, na minha humilde opinião, deixa a desejar. Eu passei o livro inteiro tendo que me lembrar quem era quem, pois não tive uma descrição ou um mero detalhe que me fizesse guardar o nome e ligar à pessoa. Não que não seja falado em momento algum. No decorrer do livro descobrimos que Camila é uma "mulata", Rafaela é loira, Daniel tem os olhos azuis e... só. Juro que não lembro de mais nenhuma característica física dos personagens. Nem a idade deles eu sei! Sobre a personalidade foi um pouco mais fácil, mas ainda assim eu senti falta de alguma coisa.

Mas aí alguém pode pensar que eu li distraída ou algo do tipo. Eu não acredito que tenha acontecido isso, mas não afirmo que a história não dê mais nenhuma informação. 
O ponto que eu quero chegar é que faltou essa descrição para que eu me afeiçoasse aos personagens. Eu terminei o livro sem aquele sensação de conhecê-los, sabe? Mesmo que eu não gostasse deles, eu só queria me lembrar sem tanto esforço.

Outro ponto que achei bastante cansativo foram os diálogos. Quem, em uma viagem de férias, só conversa coisas do tipo: "Você sabe o que é biopirataria? A biopirataria é a exploração de recursos biológicos..." Sério! Todos os diálogos são nesse estilo e eu acho muito pouco provável que aconteçam de verdade. Cadê as conversas sobre coisas inúteis entre as amigas?
Como eu disse, pra conhecer a história do lugar e até aprender várias coisas, é super legal. Mas pra uma história que seria um romance ou algo mais pra distrair mesmo, ficou massante. E por falar em romance, acredito que não tenha sido o foco do livro (claro), mas rolou algo parecido entre dois personagens. Porém foi uma coisa sem emoção, que não convenceu muito. 

Resumindo e até repetindo algumas coisas, a história é ótima para quem quer ter algum conhecimento a mais sobre a Amazônia brasileira e descobrir sobre as cidades citadas (Parintins, Fordlândia...). Mas se você espera uma história super divertida e cheia de emoção, indico que vá com calma.

Dei 2 estrelas no Skoob e me senti A chata e anormal, já que a maioria deu 4 ou 5.


Beijos e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©