Textos | A Arte da Guerra


No livro a arte da guerra existem três princípios que chamam muito a atenção. Se você conseguir aplicar esses princípios à sua vida,  suas chances de fazer  prevalecer a criatividade sobre a inércia é muito grande. Mas podem guardar as espadas, lanças, escudos, principalmente os shuriken (estrelinhas) e todas as coisas legais. A arte da guerra é uma metáfora da vida e suas batalhas. Falando nisso, tem coisa mais legal do que duas ou três shurikens?

Primeiro princípio: TAL (CAMINHO) 
Na guerra do Vietnã os EUA lançaram mais bombas naquela terra do que na segunda guerra mundial. Então porque não venceram a guerra? Os soldados americanos chegavam e logo recebiam o dia no qual eles poderiam voltar para suas casas. Os EUA faziam isso pois achavam que desta modo eles poderiam lutar por um objetivo, voltar. No entanto, os soldados vietnamitas, não tinham data de retorno e seus objetivos eram defender seu país de invasão... Até a morte.  Os americanos lutavam contando os dias de retorno enquanto a seus inimigos, lutariam até o fim. ISSO SE CHAMA "TAL: CAMINHO". O que te move a se mover. Você precisa encontrar o seu Tal para defender, lutar até o final. Sabe porque as vezes você quer fugir do trabalho? Pois sabe que ele é o 'Tal' do seu patrão. É como pessoas que escrevem livros sobre temas que estão na moda, não é o 'Tal' delas e dificilmente elas prevalecerão. O 'Tal' tem que ser a sua verdade. Não é a toa que Jesus disse: " E Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara".

Segundo Princípio: Terreno 
Já parou para perceber que em campeonatos de futebol um gol na casa do rival vale dois, enquanto na sede do clube vale um? Não entendo muito de futebol, mas acho que eles fazem isso pois reconhecem que aquele que conhece o terreno onde pisa tem a vantagem da batalha. É comum ver pessoas querendo criar, desenvolver ou fazer gol em terrenos dos quais ela desconhece totalmente. Já é difícil criar, por isso, bom seria se pudéssemos reduzir as chances de levarmos uma goleada da vida. Para isso, o Terreno da arte da guerra te diz para trazer o jogo para o seu domínio, sua sede, seu público. Mesmo porque, convenhamos: fincar um arpão  num tubarão branco no fundo do oceano é praticamente história de pescadores. Porém,  acertá-lo fora da água é tão fácil que chega a ser maldade. Traga a criação para seu terreno, onde a inércia não terá chance, e seja campeão. 

Terceiro Princípio: CLIMA 
É a sombra e a luz, o calor e o frio, o vento e tudo que influencia indiretamente. Um grande exemplo da interferência do Clima é o tráfego aéreo. É sabido que dependendo do clima o voo é tranquilo, difícil ou impossível. Todavia, diferente dos aviões nós podemos interferir no clima quando o assunto é criação. Desligar a internet do seu celular, trancar a porta do seu quarto, se afastar de pessoa que não te agregam culturalmente, verificar que o seu PC está funcionando, colocar uma música baixinha que você gosta, estar relaxado... enfim. Não se limite em proporcionar a você o clima mais favorável possível. No entanto,  um avião não deixa de decolar por qualquer chuva. Nem tudo conseguiremos deixar favorável. Uma discussão no trânsito, uma briga no trabalho, um desentendimento doméstico... Não podemos nos deixar limitar por falta de clima favorável. Afinal, quem já voou sabe, que a tempestade só afeta quem não está voando, pois acima das nuvens há um lindo céu azul e estrelado nos esperando. 
     
Sendo assim, junte as técnicas, reúna suas forças e seja vencedor na arte da guerra... mesmo sem as divertidas shurikens.

Paulo Sergio Sousa 

Um comentário:

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©