YouTube | Resenha: A Legião

Olá!
Hoje o vídeo e o post são pra contar o que eu achei do livro A Legião.


Sinopse - Skoob






Autora: Marcela de Jesus
ISBN-10: 854280192X
Ano: 2014
Páginas: 376
Idioma: português
Editora: Talentos Da Literatura Brasileira





A Legião é um aventura que conta a história de Catherine, uma adolescente de 15 anos que nunca conheceu a mãe e perdeu o pai e a madrasta em um acidente de carro. Ela vive com seu irmão Johnson e sua tia Loreleine em São Francisco. Um dia, indo para um jogo em outra cidade com o ônibus da escola, um grupo de garotos com espadas embainhadas invadem o ônibus à procura de uma das alunas. Entre os garotos estava Sebastian, que Catherine reconheceu como um ex colega de escola. A partir daí, uma grande reviravolta acontece e o rumo da história muda completamente. (E isso tudo acontece no Prólogo e no Primeiro capítulo)

Ganhei o livro da própria autora no mês passado e até já disse em outro vídeo que ela é minha caloura na faculdade e escreveu a história com apenas 15 anos. Logo de cara, ao ver a capa, fiquei bastante interessada, mas imaginava uma história bem diferente. Lendo a sinopse, percebi que não se tratava de um suspense ou algo do tipo, como tinha imaginado, e sim de uma aventura juvenil.

Demorei mais do que gostaria pra ler o livro todo pois algumas coisas me incomodaram. Mas antes de falar disso, vamos falar da parte boa! A história é bem escrita, as cenas são descritivas (em certos pontos, como o ambiente e a roupa dos personagens) e alguns personagens são interessantes. A autora conseguiu escrever uma boa aventura com um toque de romance, porém, na minha opinião, pecou um pouco nos clichês.

Rola um triângulo amoroso, um triângulo amoroso entre adolescentes. Muitas das cenas em que a Catherine estava pensando em qual dos dois jovens lindos deveria ser seu escolhido, foram entediantes. Sebastian era grosseiro e estava do lado do "mal", enquanto Simon era gentil e faria tudo por ela. 

Outra coisa que me incomodou foi o fato dos personagens acharem tudo tão natural. Vou dar um exemplo. Catherine e alguns de seus amigos do ônibus são levados para a Legião, um lugar que parecia estar no passado, com sua decoração meio medieval, e com pessoas que usam espadas e arco e flecha. Sério, o mínimo seria eles acharem que ficaram lélé da cuca ou algo do tipo. Ou qualquer outra coisa, mas não achar que aquilo era a coisa mais natural do mundo!

Outra das cenas que não me conformo é quando um dos personagens morre e os outros ficam tipo "Nossa, ele morreu. Que pena." Até falei sobre isso com a autora, e ela disse que eles não podiam ficar sofrendo ali parados ou morreriam também. Realmente, mas nem depois eles se sentiram mal, nem pra contar pra mãe do pobre coitado. E nem a mãe ficou tão chateada como deveria! Enfim, essa "falta de sentimento" nesses momentos deixaram a história mais fraca.

Alguns momentos acontecem rápidos demais e sem muitas explicações, o que te deixa um pouquinho perdido, mas no final dá pra entender tudo. Acho que ela poderia ter se aprofundado um pouquinho mais em algumas questões, mas ela também me falou que teve que tirar algumas cenas, pois o livro estava muito grande.

No geral, pra um jovem adolescente, a história é bem legal e até divertida. Se você gosta de livros com personagens nessa idade, vá em frente, pois vai gostar desse! Acho que eu poderia ter gostado mais se tivesse lido quando era mais nova (o que seria impossível já que ele foi publicado no ano passado hehehe). O final até deixa margem para uma continuação, mas não sei se a autora pretende escrever.

Dei 3 estrelas no skoob.

Beijos!

2 comentários:

  1. Eu gostei muito dessa capa, achei muito bonita.
    A premissa é boa, mas acredito que esses problemas de edição atrapalham muito a historia.
    Já li muito livro que a historia era excelente mas que era resumida demais e sem detalhes nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem legal mesmo!
      E no fim, a história também! :)
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©