Filmes | Uma Longa Jornada


Ontem eu finalmente assisti ao filme baseado no romance do Nicholas Sparks, Uma Longa Jornada.

O filme estreou aqui no Brasil no final de abril e não lembro de ter feito tanto sucesso. Li várias críticas negativas sobre ele, principalmente em relação ao casal jovem, Luke e Sophia. 
Pra quem ainda não conhece a história, leia a sinopse do filme:

"Baseado no romance best-seller de Nicholas Sparks, o filme "Uma Longa Jornada" é centrado no caso de amor entre Luke, um campeão ex-domador de touros tentando dar a volta por cima, e Sophia, uma universitária que está prestes a embarcar em seu emprego dos sonhos no mundo das artes em Nova York.
Enquanto seus caminhos conflitantes e ideais testam seu relacionamento, os dois farão uma conexão inesperada com Ira, um homem que vai inspirar o casal com as memórias de seu romance que durou décadas. Abrangendo gerações e duas histórias de amor, "Uma Longa Jornada " explora os desafios e as recompensas infinitas do amor duradouro."

Pra começar, percebam que o filme foi BASEADO no livro do Sparks, ou seja, não é nem de perto totalmente fiel às cenas do livro. Por isso vou tentar dar a minha opinião focando nessa informação.

Luke Collins é interpretado por Scott Eastwood, filho do Clint, e eu ainda não conhecia o ator. Acho que foi uma boa escolha para o papel, mesmo que eu sempre tenha imaginado ele um pouquinho diferente. 
Já a escolha para interpretar a personagem Sophia Danko, a atriz Britt Robertson, não foi muito satisfatória, na minha opinião. Também não conhecia a atriz e até gostei do trabalho dela, porém ela não transmitiu a essência da personagem.

O romance dos dois começa de forma natural e sincera. Sophia não quer se envolver com ninguém, já que em 2 meses se mudará à trabalho para Nova York. Mesmo assim, ela não resiste aos encantos do peão! (Dificilmente alguém resistiria, né?) Luke tenta voltar aos 35 melhores do ranking mundial para assim poder competir em Vegas e se tornar o melhor do mundo. Esse sempre foi o seu grande sonho e mesmo correndo risco de morte a cada montaria, ele se recusa a desistir. 

No primeiro encontro do casal, eles se deparam com um acidente na estrada e encontram Ira, interpretado por Alan Alda, preso dentro do carro. É a partir daí que as histórias começam a se intercalar. Sophia passa a visitar Ira no hospital e é através das lembranças de dele e das cartas que Sophia lê, que voltamos à década de 40, quando Ira (nessa época interpretado por Jack Huston) conheceu e se apaixonou por Ruth (Oona Chaplin).


O casal Ira e Ruth nos apresenta um amor mais maduro e ainda mais forte do que o de Luke e Sophia. As cenas onde voltamos no tempo muitas vezes são mais interessantes do que as do presente e isso foi uma surpresa pra mim.

No livro, eu gostei bem mais das cenas do casal Luke e Sophia, até reclamava um pouco quando chegava o capítulo do Ira, pois só queria saber sobre o outro casal. Porém, no filme, não sei se pela maneira como a história foi contada, ou pelos atores, as duas histórias me interessaram de forma muito parecida, sendo que em alguns momentos a de Ira e Ruth me encantaram mais.

Uma coisa que eu não gostei é que Luke não é nem de perto egoísta e egocêntrico como aparece aqui no filme. Enquanto Sophia abre mão de várias coisas super importantes pra ela, ele age de forma totalmente grosseira, o que não acontece no livro. Pelo menos não dessa forma. O relacionamento com a mãe dele foi muito pouco explorado, o que também mascarou ainda mais algumas características do personagem.

Após os primeiros minutos de reclamação e de pensar "Não, não é assim que acontece no livro!", consegui curtir muito a história e me emocionei em vários momentos. (Pois é, chorei mesmo. hahah)

Ficou claro que não consegui fazer uma crítica sem comparar com o livro né? Nós leitores temos esse sério problema de não gostar de quase nenhuma adaptação, história baseada ou inspirada em livros, porque sabemos que é quase impossível ser melhor do que a que lemos. Mas enfim... Por mais que este filme tenha tirado várias cenas que eu considero super importantes para a história e incluído algumas quase desnecessárias, por serem puramente clichê (como a cena da chuva), achei muito bom.
Pra quem é fã do Nicholas Sparks, com certeza vai adora este aqui!

E eu sei que não preciso falar... Mas tenho que fazer isso! O livro é bem melhor que o filme!

Leia a resenha do livro AQUI.

E assista ao trailer do filme:


E você, já assistiu ou leu Uma Longa Jornada?
Me conte nos comentários o que achou!

Ahhhhh! Eu preciso daquelas botas! :D

Beijos

2 comentários:

  1. Quando se trata dos livros do Nicholas eu sou suspeita em falar pois eu adoro.
    Quanto aos filmes eu prefiro não assistir pois eles deixam muito a desejar.

    ResponderExcluir
  2. não tem um livro se quer q seja ruim do Nicolas sparks! são excelentes ! e os filmes sobre os livros são muito bons também ! meu preferido é "um amor para recordar"
    Esse novo filme com certeza vou assistir! mesmo sem ter ainda lido o livro mas vou assistir de todo jeito pois deve ser maravilhosoooo :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©