Hoje a resenha não foi escrita por mim, mas pela Mari, que é uma colega da faculdade! :)
Provavelmente ela vai começar a postar algumas coisas por aqui regularmente.
Sinopse
Autor: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
ISBN-10: 8598078719
Ano: 2010
Páginas: 224
Em Como Treinar o Seu Dragão, o próprio Soluço Spantosicus Strondus III, já velhinho, conta sua experiência quando ainda era um menino magrelo e desajeitado que não preenchia nenhuma das expectativas de futuro líder da Tribo dos Hooligans Cabeludos, para a tristeza de seu pai. Apesar de ser Soluço contando a história, ela está em terceira pessoa e conversa diretamente com o leitor em vários momentos, um ótimo artificio para um livro infanto-juvenil, que aproxima o leitor da história e conquista um pouco mais.
As aventuras de Soluço começam aos seus 11 anos, quando ele inicia o seu treinamento para se tornar um viking, ou melhor, um Herói Viking. E devido seu perfil nada heroico (magricelo e desajeitado), sua inteligência e conhecimento sobre dragões são as únicas armas que ele tem para conseguir treinar seu pequeno e metido dragão de jardim, o Banguela, provando ser um futuro líder e trazendo orgulho para seu pai. Mas as coisas não são tão fáceis quando você está cercado de brutamontes desmiolados.
Como se trata de um livro infanto-juvenil não há uma história complexa, apesar de haver reviravoltas muito boas. É uma leitura pra um dia, tranquila e divertida. A ambientação é perfeita, você se sente na ilha de Berk com clima ruim, dragões a sua volta e o deus Thor olhando por todos. Mesmo dentro da sua simplicidade, a história é envolvente. Além disso, o livro conta com vários desenhos que nos passam a sensação de estar lendo realmente o diário/caderno de campo de um naturalista ou pesquisador, no caso o Soluço. E você vai conhecer um Banguela que não é nada (NADA!) parecido com o do filme, muito metido, que se acha o melhor, apesar de ser extraordinariamente pequeno para a sua espécie, e realmente banguela.
Não ache que você vai encontrar o filme no livro Como Treinar o Seu Dragão, isso mesmo, é muito, mas muito diferente um do outro. Entretanto isso não tira o mérito de nenhum dos dois, ambos são ótimos de formas diferentes. No filme fui conquista pelo jeito do Banguela, no livro pela esperteza do Soluço, sendo a história no livro melhor construída.
Esse é apenas o primeiro livro de 11, cada um contando uma nova enrascada em que Soluço, Banguela e seus amigos entram, formando uma história a cada livro mais completa (estou na metade da série). Impossível não recomendar esse livro (ou a série toda)! E conhecer um outro lado dos dragões e de como é melhor ser você mesmo e não o que os outros acham que você deve ser.
Mariana Sampaio
Ah, um pouquinho sobre a Mari, por ela mesma.
Vivo nessa minha tendência ao caos e desconstrução. Refugiando nos mundos dos livros e fantasias para fugir da realidade. Sempre simpática, com sorriso solto. Vou biologando por ai, gritando revoltas por aqui. Curtindo minhas nerdices. Sou dualidade na mente de um sonhador.
Oi Evelyn! Acredita que ainda não assisti esse filme? Eu sabia que ele foi inspirado em um livro, mas nunca tinha lido nada sobre a obra antes também. E fiquei surpreso em saber, através dessa resenha da Mari, que são 11 livros!
ResponderExcluirAutor de A Página Certa
www.laplacecavalcanti.com
Olá Laplace. Isso mesmo são 11 livros, sendo um escrito pelo Banguela, o Dragão.
ExcluirEstou a cada livro mais envolvida na história, adorando o mundo viking e as diferentes espécies de dragão.
Obrigada por ler minha resenha.