Resenha: Como Treinar o Seu Dragão

Olá!
Hoje a resenha não foi escrita por mim, mas pela Mari, que é uma colega da faculdade! :)
Provavelmente ela vai começar a postar algumas coisas por aqui regularmente.

Sinopse








Autor: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
ISBN-10: 8598078719
Ano: 2010
Páginas: 224


Em Como Treinar o Seu Dragão, o próprio Soluço Spantosicus Strondus III, já velhinho, conta sua experiência quando ainda era um menino magrelo e desajeitado que não preenchia nenhuma das expectativas de futuro líder da Tribo dos Hooligans Cabeludos, para a tristeza de seu pai. Apesar de ser Soluço contando a história, ela está em terceira pessoa e conversa diretamente com o leitor em vários momentos, um ótimo artificio para um livro infanto-juvenil, que aproxima o leitor da história e conquista um pouco mais.

As aventuras de Soluço começam aos seus 11 anos, quando ele inicia o seu treinamento para se tornar um viking, ou melhor, um Herói Viking. E devido seu perfil nada heroico (magricelo e desajeitado), sua inteligência e conhecimento sobre dragões são as únicas armas que ele tem para conseguir treinar seu pequeno e metido dragão de jardim, o Banguela, provando ser um futuro líder e trazendo orgulho para seu pai. Mas as coisas não são tão fáceis quando você está cercado de brutamontes desmiolados.

Como se trata de um livro infanto-juvenil não há uma história complexa, apesar de haver reviravoltas muito boas. É uma leitura pra um dia, tranquila e divertida. A ambientação é perfeita, você se sente na ilha de Berk com clima ruim, dragões a sua volta e o deus Thor olhando por todos. Mesmo dentro da sua simplicidade, a história é envolvente. Além disso, o livro conta com vários desenhos que nos passam a sensação de estar lendo realmente o diário/caderno de campo de um naturalista ou pesquisador, no caso o Soluço. E você vai conhecer um Banguela que não é nada (NADA!) parecido com o do filme, muito metido, que se acha o melhor, apesar de ser extraordinariamente pequeno para a sua espécie, e realmente banguela.

Não ache que você vai encontrar o filme no livro Como Treinar o Seu Dragão, isso mesmo, é muito, mas muito diferente um do outro. Entretanto isso não tira o mérito de nenhum dos dois, ambos são ótimos de formas diferentes. No filme fui conquista pelo jeito do Banguela, no livro pela esperteza do Soluço, sendo a história no livro melhor construída.

Esse é apenas o primeiro livro de 11, cada um contando uma nova enrascada em que Soluço, Banguela e seus amigos entram, formando uma história a cada livro mais completa (estou na metade da série). Impossível não recomendar esse livro (ou a série toda)! E conhecer um outro lado dos dragões e de como é melhor ser você mesmo e não o que os outros acham que você deve ser.

Mariana Sampaio

Ah, um pouquinho sobre a Mari, por ela mesma.

Vivo nessa minha tendência ao caos e desconstrução. Refugiando nos mundos dos livros e fantasias para fugir da realidade. Sempre simpática,  com sorriso solto. Vou biologando por ai, gritando revoltas por aqui. Curtindo minhas nerdices. Sou dualidade na mente de um sonhador.

2 comentários:

  1. Oi Evelyn! Acredita que ainda não assisti esse filme? Eu sabia que ele foi inspirado em um livro, mas nunca tinha lido nada sobre a obra antes também. E fiquei surpreso em saber, através dessa resenha da Mari, que são 11 livros!

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laplace. Isso mesmo são 11 livros, sendo um escrito pelo Banguela, o Dragão.
      Estou a cada livro mais envolvida na história, adorando o mundo viking e as diferentes espécies de dragão.
      Obrigada por ler minha resenha.

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©