Resenha: Na Companhia das Estrelas


Sinopse





Autor: Peter Heller
Editora: Novo Conceito
ISBN-13: 9788581632346
ISBN-10: 8581632343
Ano: 2013
Páginas: 403


Em Na Compahia da Estrelas, o personagem Hig nos apresenta a um mundo totalmente diferente do que conhecemos hoje. Nove anos se passaram desde o surgimento da gripe que dizimou a maior parte da população, incluindo sua família e amigos. Junto com seu cachorro Jasper ele sobrevoa a "cidade fantasma" em busca de algo. Algo que nem ele mesmo sabe o que é. Talvez esperança, já que é um grande sonhador e não perde a confiança de que as coisas possam ser diferentes.
Bangley é o seu único vizinho que nunca sorri e o seu maior conselho é "Nunca negocie. Você estará negociando a sua vida". Um cara discreto e que não fala sobre sua vida antes do "fim", Bangley pode parecer egoísta e maluco, mas no fim das contas é um bom sujeito que só quer sobreviver.


A história é narrada em primeira pessoa e não há pontuação para as falas. O livro todo é escrito em parágrafos que se misturam entre contar os acontecimentos, conversas dos personagens e muitas vezes as duas coisas misturadas. Não é um livro pra ler se você só quer se distrair com uma história boba ou simples. A cada página você precisa de muita atenção pra não se perder nos acontecimentos. Não que a narrativa não seja clara, mas eu demorei um tempo pra me acostumar com a forma como foi escrita.

Além disso, os capítulos são enormes! O livro é dividido em "Três livros" e cada um deles só conta com seis, quatro e três capítulos, respectivamente. Ou seja, treze capítulos para mais de 400 páginas. Eu gosto de muito de capítulos curtos porque parece que a história flui mais rapidamente. Quando são longos, às vezes tenho que parar a leitura no meio deles, o que me desagrada muito.

Em meio a rotina de vigiar o hangar onde vivem, cuidar da horta e voar com Jasper, Hig vai nos contando sobre seu passado e como tudo aquilo o afetou. Jasper é seu único e melhor amigo e está sempre ao seu lado. Ele já está velho e meio surdo, mas sempre acompanha Hig em todas as suas saídas, seja para pescar ou sobrevoar a cidade.


Em pouco mais de 400 páginas, Peter Heller conseguiu criar uma história emocionante com momentos tristes, que realmente me fizeram derramar alguma lágrimas, momentos inspiradores, e personagens sensíveis e verdadeiros, que nos fazem sentir exatamente o que estão sentindo.

Uma distopia diferente de todas as que eu conhecia, esse livro é inspirador e único. Ele fala sobre a bondade que ainda pode haver nas pessoas, mesmo depois de sofrerem as piores coisas na vida. De uma forma totalmente natural, os personagens se tornam íntimos e queremos entrar lá para ajudá-los a sair daquela situação. Ao mesmo tempo, há momentos de muita tensão, onde o coração acelera e não sabemos o que irá acontecer a seguir.

Eu demorei alguns dias para ler o livro, achei o início um pouco arrastado, mais pela forma como foi escrito, como disse acima, mas da metade até o final me apaixonei pela história e não queria que acabasse.
Com o final se aproximando vem a dúvida do que vai acontecer. Ele abre expectativas para uma coisa, mas acaba finalizando de maneira diferente da que eu havia imaginado. O que me deixou ainda mais feliz, já que foi uma coisa bem mais original.

4 estrelas no Skoob só porque me deixou triste, mas totalmente recomendado!

E você, já leu?

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©