Resenha | A História Esquecida da Hospedaria na Estrada

Gente!
Finalmente trouxe a resenha desse livro lindo que recebi da, também linda, autora C.A. Saltoris!

Sinopse









Autora: C.A. Saltoris
Ano: 2014
Páginas: 352
Editora: Chiado Editora


"Eu vi que o amor não é tão fácil quanto deveria ser e nem tão difícil como poderia... e descobri que ele é - acima de tudo - feito de escolhas."

Eu não poderia começar essa resenha de outra forma que não com essa citação - maravilhosa - que já aparece em uma das primeiras páginas do livro.
Demorei muito mais do que esperava para escrever essa resenha e isso sempre acontece quando eu amo muito ou odeio o livro. Nesse caso, eu AMEI mais do que vou conseguir fazer vocês entenderem.

A História Esquecida da Hospedaria na Estrada é uma das histórias mais criativas e emocionantes que eu já li na vida! Senti medo, aflição, alegria, me emocionei e refleti (ainda estou refletindo) muito sobre a minha própria vida.

A história é narrada em terceira pessoa, porém por um personagem onipresente: o tempo. Chronos, como é chamado o deus do tempo, ganha vida no corpo de um adolescente que vive na S'mentry Manor, hospedaria comandada por Linumê. Ele nos apresenta ao personagem Mathew Roberts que tem uma vida, digamos, nada excepcional com sua namorada Marie

"Todas as manhãs, ele levantava da cama, olhava para ela e perguntava-se se ela não merecia algo melhor. Se ambos não o mereciam. Mas a vida era boa e calma do jeito que era e ele não gostava de mudanças."

Tudo vai bem até que Mathew recebe a notícia que seu irmão sofreu um grave acidente de carro e está em coma. Sem muito pensar ele decide ir até o irmão, porém no meio do caminho ele se sente obrigado a parar em uma hospedaria para descansar. O que ele não percebe é que assim que entra, começa a perder aos poucos a memória. E é aqui que iniciamos a história sombria de Mathew e Linumê.

A história mistura fantasia com realidade o tempo todo. Somos apresentados à vários personagens impossíveis de esquecer, como Arabiella: "cuja delicadeza ia tão longe quanto o espirro de um camundongo". Ela trabalha na hospedaria junto com Chris, que na verdade é ChronosBig G e Linumê

A narrativa vai e volta, entre passado e presente, nos mostrando como a hospedaria surgiu e quem nela morava antes de tudo. E foi nesse momento de "volta ao passado" que passei o meu primeiro medo no livro!
Existe uma cena fantástica que te faz ficar com todos os cabelos arrepiados (se for medroso como eu). As cores, o local, as pessoas, o som, tudo é descrito de forma impossível de não enxergar e realmente se assustar!

Além dessa incrível capacidade de assustar, a autora também consegue fazer rir e emocionar. Quero dizer com isso que cada detalhe da história é escrito maravilhosamente! Você faz parte da história do início ao fim e se acabar essa leitura sem pensar pelo menos por um momento em sua própria vida, você não leu direito.

A melhor parte do livro, se é que existe só uma, é o final. Como se trata de um Conto de Fadas... da Morte, muitos poderiam esperar um final diferente. Eu mesma cheguei a pensar que o oposto aconteceria. Mas aí a autora nos surpreende mais uma vez e dá um desfecho fantástico e real, na medida do possível, para a história. 

"... ele havia aprendido que, na vida, é preciso escolher suas prioridades; e que jamais seria completa, que a gente nunca pode ter tudo, que é preciso abdicar. Mas havia aprendido, também, que é possível realizar um sonho, mesmo que ele já esteja morto..."

Só posso dizer que o livro se tornou um dos meus favoritos da vida e que todos devem lê-lo!
E não posso deixar de agradecer mais uma vez à autora por me enviar o livro, e por ter escrito essa bela e marcante história. 

Beijos e até!

6 comentários:

  1. Oi, Evelyn!!
    Esse livro é um dos meus favoritos e sempre que a ocasião permite o recomendo! Amei sua resenha, ficou maravilhosa, amei reler os trechos e me lembrar da história! Ah, o Chronos, esse narrador/personagem que me ganhou de cara e cada personagem que me encantou!
    E esse final... Quando terminei fiquei boquiaberta pela geniosidade da obra!!!
    Amei sua resenha!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. UUuh! Fiquei com vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Pela capa eu jurava que essa era apenas uma história de terror, foi uma surpresa saber que a obra é tão eclética, que também há momentos cômicos e romance.


    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  4. Quando olhei a capa já pensei que fosse uma história de terror haha, e o que mais me chama a atenção mesmo é a capa, que me desperta muita curiosidade!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar nesse livro antes, mas depois dessa sua resenha lotadas de elogios e impossível não ficar curiosa e não sentir vontade de ler. Esse livro parece ser muito bem desenvolvido, e com uma escrita maravilhosa, já entrou para minha lista!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Evelyn. Que estória é essa, meu Deus?! Uma estória narrada pelo tempo? Isso e outros aspectos são o que me chama a atenção para um livro,m uma escrita criativa e exótica. A partir daí, me encantei com A História Esquecida da Hospedaria na Estrada, depositando todas as expectativas neste maravilhoso livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©