Resenha: Surpreendente!


Gente!
Fico tão feliz em resenhar livros tão lindos quanto Surpreendente!. Mais ainda em poder dizer que é uma obra da literatura nacional e que merece ser lida por todos!

Sinopse
Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2015
Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Comprei o livro na Bienal e não consegui esperar muito pra ler. Participei de um bate-papo com o autor, na editora Intrínseca e depois fui para a sessão de autógrafos, onde pude conversar um pouquinho com o Maurício.


Surpreendente! conta a história de Pedro, um jovem de 25 anos, formado em Audiovisual e com o sonho de produzir o filme que trará o Cacau de Ouro,  prêmio do cinema brasileiro, pra casa. Pedro se considera "uma aberração positiva da natureza", já que, quando adolescente, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego e, sem mais nem menos, ela estacionou. 

Mesmo tendo perdido a visão periférica e restado apenas 70% da visão central, Pedro é otimista e vive tentando melhorar a vida das outras pessoas a partir do que ele chama de Cinema Felicidade

"Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."

Comandando o último cineclube de São Paulo, todas as terças ele escolhe um filme com a esperança de que ao menos uma pessoa se interesse de fato pela história e tire algo de bom dela. Ele também trabalha em uma videolocadora na periferia, onde nunca deixa de indicar algum clássico para os clientes.

Porém...

"A única certeza de Pedo era que na vida real os milagres definitivamente não aconteciam."

Após alguns eventos traumáticos, Pedro isola-se em casa e não quer mais saber de Cinema Felicidade ou Cacau de Ouro. Ele começa a enxergar o lado ruim da vida e de tudo que tem acontecido com ele. Se não fosse por seu amigos Fit e Mayla e por Cristal, garota por quem está se apaixonando, ele não embarcaria em uma viagem até Goiás e não produziria o melhor filme de todos os tempos!


Mais uma vez Maurício Gomyde conseguiu me emocionar. Assim com em A Máquina de Contar Histórias, primeiro livro que li do autor, Surpreendente! me tocou como poucos livros.
Não teria como essa história ser contada de forma mais leve e fluida. Com capítulos curtos e contada em terceira pessoa, desde o primeiro capítulo você está completamente preso à ela!

Pedro é um cara sensacional! Fit é o amigo que todos deveriam ter! Mayla, "a garota mais criativa da região", é super divertida! E Cristal, a estudante de física nuclear, é a força e coragem em pessoa. A ligação dessas quatro pessoas se torna mais forte a cada capítulo e é lindo de se ler!

O livro diz muito sobre amizade, família, sonhos e esperança. A relação entre Pedro e os pais também é algo forte e emocionante. O livro me despertou tantos sentimentos que é até difícil de explicar. Confesso que chorei em pelo menos três momentos, ri em inúmeros outros e tive que parar de ler, pra respirar um pouco, em mais alguns.


Não posso deixar de comentar sobre todas as referências maravilhosas que aparecem na história. Os filmes citados, as músicas tocadas, os trechos de cineastas famosos, todos esses elementos tornam o livro SURPREENDENTE! (Eu ia ter que dizer isso em algum momento)!

É difícil acreditar que tudo foi dito em menos de 300 páginas. É incrível a capacidade do Gomyde de não perder os detalhes, fechar todos os pontos e ainda assim finalizar com um livro - relativamente - curto.

E o que falar da diagramação desse livro? Meu Deus, a editora arrasou muito! É tudo azul, gente! E tem um olhinho turco ao lado do número de todas as páginas. Com certeza este é, agora, um dos livros mais lindos da minha estante! <3 Por fim, o olho turco que aparece tem um grande significado na história. ;)

Ainda preciso dizer que todos vocês PRECISAM ler esse livro???
Sério, leiam!

E só pra registrar o meu encontro com o Maurício!


"Quem tem um porquê enfrenta qualquer como."

Beijos e até!

21 comentários:

  1. Não li ainda nada parecido com ele livro, e nem sabia que o livro estava relacionado aos desafios do personagem, as dificuldades que ele passa, e tudo isso eu gosto em um livros.
    Gostei bastante da resenha, e fiquei bastante curiosa para conhecer mais da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O livro envolve vários desafios e a forma como o personagem lida com eles é linda!
      Leia assim que puder!

      Beijos

      Excluir
  2. Evelyn, quando vi esse lançamento, semanas atrás, me encantei demasiadamente com sua capa, estória e por ser um livro nacional. E, com a resenha pude constatar que Surpreendente! é um livro que trata de um assunto não muito abordado em nosso país, mas que encanta à qualquer leitor. Quero lê-lo imediatamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada do autor, mas desde que criei o meu blog sempre vejo lançamentos do autor em resenhas de blogs amigos, fiquei curiosa para conhecer a história.

    http://sobremimemeumundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li apenas dois livros dele, mas pretendo ter a coleção inteira!
      Ele escreve de uma forma muito cativante!

      Beijos

      Excluir
  4. Que capa maravilhosa!
    Não tinha visto na sobre o autor e nem sobre o livro, mas fiquei curiosa pra saber mais sobre ambos.
    Quero uma dedicatória também! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa capa é lindona! <3
      Procure mais sobre o autor, ele tem vários livros. O outro que li dele (A Máquina de Contar Histórias) também é muito bom!
      Vá na próxima bienal ou em algum evento com ele e peça a dedicatória! hehhe

      Beijos

      Excluir
  5. Conheci o Gomyde ano passado e ele é muito gente fina. Ainda não li nenhuma de suas obras, mas pelas resenhas que vejo, ele só publica coisa boa. Estou doido para começar a ler o trabalho dele.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito gente boa mesmo! Adorei conhecê-lo!
      Acho que você vai gostar bastantes das obras dele. Leia assim que puder!

      Beijos

      Excluir
  6. Caraca.... Super curti essa resenha ^^
    Querendo ler ele já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, amiga! É muuito bom!
      E apareça mais por aqui! hehehe

      Beijos

      Excluir
  7. Já achava a capa linda ,mas depois de saber que a história tmb é ,fiquei apaixonada ,sabe que até agora ,não vi nenhuma resenha ou mesmo comentários negativos sobre o livro ,então deve ser bom mesmo ,espero ler em breve .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vi nada negativo em relação ao livro ou ao autor!
      Tomara que consiga ler logo!

      Beijos

      Excluir
  8. Tá ai uma boa chance para eu reembarcar no mundo mais realista das leituras, sair um pouco na minha zona de conforto no mundo de fantasias.

    Com certeza sua resenha e a empolgação que eu vi em vc falando do livro e do encontro com o autor me deixaram mais curiosa pra ler tbm.

    Bjs, espero conseguir entrar no Top comentarista. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é bom variar um pouco!
      Que bom que consegui passar essa vontade pra você!
      Boa sorte!

      Beijos

      Excluir
  9. Evelyn,quero muito ler esse livro,já faz um bom tempo,gosto muito de literatura nacional,quero muito conhecer a história e todo o drama do personagem Pedro,ver se ele conseguirá produzir o seu filme e se irá conseguir trazer para casa o prêmio Cacau de Ouro.Quero saber se a sua doença degenerativa ficará estacionada ou se ela voltará.Legal ele ser um personagem otimista e também trabalhar numa videolocadora.Gostei de saber que num momento ruim ele terá amigos ,além da Cristal,por quem está apaixonado,todos lhe darão força para realizar seu sonho,ou seja produzir o seu filme.Quero muito conferir de perto,cada personagem.Bom saber que o Maurício fechou todos os pontos da história. A diagramação realmente está um arraso de linda,tudo azul!Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ver gente falando que gosta da literatura nacional!
      Espero que consiga ler logo, pois tenho certeza de que irá gostar!

      Beijos

      Excluir
  10. Oooi! Já tinha ouvido (lido) falar anteriormente sobre este livro, mas creio que nunca li uma resenha sobre o mesmo. Uau! Que resenha maravilhosa :D E essa capa? Linda demais, este azul é muito lindo.
    Gostei do enredo em geral, também por se tratar de um personagem tão humano, né? Que tem medo em certas situações, que precisa ter esperança, que supera. O livro em si parece ser incrível, além de surpreendente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      O livro é perfeito!
      Um dos melhores que já lina vida! Com certeza!
      Beijos

      Excluir
  11. Uau, mil vezes! Não conhecia nem o autor, nem o livro. Mas pela rsenha, fiquei encantada pela história. E ok, seus registros de frases foram sensacionais e motivantes ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©