Adaptações Literárias!


Estaria os roteiristas passando por uma era de crise criativa? 

Apesar de não ser um recurso novo, não dá para negar que as adaptações de obras literárias têm tomado conta dos cinemas e da televisão nos últimos anos. Pare um pouco e pense nos filmes que estão em cartaz no cinema perto da sua casa ou na série que todo mundo está assistindo. Grandes chances de ser uma adaptação! 
Há aqueles que acham que não, de jeito nenhum, em hipótese alguma o seu livro favorito deva ser adaptado. Por que? Geralmente o motivo é a falta de fidelidade à obra: "Mas eles mudaram isso, no livro não é assim!". Discussão que você encontrará em 99,999% dos fóruns sobre qualquer adaptação. Mas há também aqueles que achem a coisa mais legal que pode acontecer com o seu livro favorito, se mudarem um pouco tudo bem, é uma nova aventura com os mesmos personagens (em alguns casos, até com novos personagens). O importante é ver toda a história que foi imaginada na mente tomando forma, os rostos, as cidades, animais fantásticos, os momentos mais emocionantes... 

Mas não estou aqui para avaliar se uma adaptação deveria ou não ter acontecido, até porque não tenho uma opinião concreta sobre o assunto. Já fui do grupo do não, do grupo do sim. Já saí do cinema completamente indignada quando vi um ser brilhando igual a um pisca-pisca na tela e já saí maravilhada em todos os Harry Potter
Há livros que leio e me recuso a ver a adaptação (tenha ela críticas boas ou não), Game of Thrones e Jogos Vorazes são exemplos (Não, eu não assisto Game of Thrones! Não, eu não assisti nenhum dos filmes do Jogos Vorazes! Me julguem!). O inverso também ocorre, já vi filmes baseados em adaptações que não li o livro, mas na maioria das vezes é por falta de tempo mesmo, eu geralmente acabo procurando pelo livro para ler. 

Eu sei, sou meio estranha! Mas é assim que as coisas acontecem por aqui, meu nome é Fernanda e a partir de hoje escreverei uma coluna semanal aqui no blog sobre adaptações (como vocês já devem ter percebido!). Mostrarei adaptações velhas e novas, que já saíram nos cinemas ou que ainda vão sair, conhecidas ou não, boas ou não. Meu objetivo aqui não é fazer nenhuma análise crítica, é simplesmente informar, até porque como disse ali em cima eu não assisto tudo. 
Vai que aquele livro que você leu e gostou já foi adaptado? Ou aquele filme que você viu e achou legal foi baseado em um livro? Quem sabe eu não mostro para você aqui!

Todo domingo estarei aqui com um post novo, e para começar a partir da semana que vem eu vou falar sobre os clássicos do terror, como Frankstein, Drácula e Jekyll & Hyde. Espero que vocês gostem! 

E me digam aí o que vocês acham das adaptações? 
Alguém aí, também não assiste Game of Thrones? Kkkkk 

Beijos e até domingo que vem!

Fernanda Andrade


10 comentários:

  1. Eu também não assisto Game of Thrones, já ouvi falar, mas não conheço muito sobre.
    Adoro as adaptações literárias para o cinema, porém eles sempre focam em livros como distopia ou fantasia, e acho que tem tanto romance legal que poderia virar filme, acho que eles investem no que faz sucesso e vende, e não no que é realmente bom,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lana, nunca tinha parado pra pensar na questão da quantidade de adaptações fantasia/distopia, deve ser porque é o gênero literário que eu mais gosto! Kkkkkkk
      Mas concordo com você que eles investem naquilo que vende!

      Excluir
  2. Fernanda,realmente adaptações geram muitas polêmicas e discussões,é fiel ... não é fiel...amei saber da nova coluna e que trará informações sobre diversas adaptações,Sim,eu também não assisto Game of Thrones.Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discussões que não acabam não é mesmo! Kkkkkkk
      Que bom que gostou, espero te ver sempre por aqui!

      Excluir
  3. Pronta pra acompanhar essa coluna. Vou adorar conhecer mais sobre livros vs adaptações de cinema.
    hahaha

    Abçs, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari que bom que gostou da ideia da coluna, apareça sempre por aqui!

      Excluir
  4. Também não assisto game of thrones ,prefiro muito mais os livros ,mas talvez um dia eu de uma chance .
    Eu também nao tenho uma opinião concreta sobre o assunto ,pois as vezes mesmo sendo diferente do livro a adaptação sai legal ,como The Vampire Diaries e Jogos vorazes (que é fiel ,mudaram pouquíssimas coisas ),mas outras saem uma grande porcaria como Percy Jackson .
    Então sempre fico meio apreensiva quando descubro que livro que gosto vai virar filme ou série .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jéssica, também fico super apreensiva quando sei que eles vão fazer um filme ou série de um livro que eu gosto. Angustia me define! kkkkkk

      Excluir
  5. Oooi! Bem-vinda :D
    Você não é a única Kkkkkkk Até tentei assistir o primeiro episódio de GOT, mas não deu, nem terminei o episódio! Além de que tem muita safadeza, tem muita coisa que eu não curto, então nem tem chance de eu dar mais alguma chance. Eu assisti os filmes de Jogos Vorazes, só falta agora o último lançado. Eu curti bastante, mas quando tentei ler (é, eu pulei os outros dois :p) o último livro, não deu, não gostei da escrita da autora, achei muito parado e formal, não sei. Gostei do seu post! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ruh, obrigada! Eu até assisti o primeiro episódio GoT, mas como eles estão usando uma cronologia diferente e eu estou lendo os livros, preferi não correr o risco de ver algo que não li ainda. E quanto a Jogos Vorazes eu li todos os livros e não gostei do final :/, então nem me preocupei com os filmes. kkkk Que bom que gostou do post, beijo!

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©