Adaptações literárias: Frankenstein


Como eu disse semana passada hoje vou começar a falar sobre os clássicos do terror, e para abrir essa coluna teremos Frankenstein!

Frankenstein (ou o Moderno Prometeu) é de autoria da escritora inglesa Mary Shelley e foi publicado em 1818, numa edição que não citava o nome da autora. Somente a partir da segunda edição, publicada em 1923, é que a autora recebeu os devidos créditos.

Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos e ainda era solteira, portanto se chamava Mary Wollstonecraft Godwin. Em 1815 Mary vai passar o verão com o noivo Percy Bysshe Shelley a beira do Lago Léman, onde encontraram o também escritor Lord Byron e seu médico pessoal John Polidori. Devido ao tempo ruim, foram forçados a ficar vários dias confinados e para matar o tempo liam uns para os outros histórias de terror. Em certo momento Lord Byron propõe que cada um escreva sua própria história de fantasma, e é aí que tudo começa.

Em resumo simples (porque eu ainda não li o livro), o romance conta a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais obcecado que constrói um monstro em seu laboratório. Perceberam que Frankenstein é o sobrenome do doutor né! O monstro na verdade não é nomeado no livro, ele só passou a ser chamado de Frankenstein após uma das adaptações (acho que a segunda) utilizar o sobrenome para se referir ao monstro.

A primeira adaptação do livro foi para o teatro e depois serviu de base para inúmeros filmes e até séries, então vou logo pedindo desculpas se esqueci de algum, são realmente muitos!
A primeira versão para o cinema é de 1910 e foi produzida pelo cara que inventou a lâmpada por Thomas Edison e o papel do monstro cabia ao ator Charles Ogle. O filme na verdade é um curta com pouco menos de 10 minutos.


A segunda versão só aconteceu vinte anos depois, em 1931, porém é a mais famosa e considerada a principal. Esta versão foi responsável por moldar a figura do monstro com uma cabeça chata e quadrada com parafusos no pescoço. O filme foi produzido pela Universal Pictures e o monstro foi interpretado pelo ator Boris Karloff.


A partir daí surgem muitas variações, dando novos rumos ao monstro e o inserindo em novos contextos. Em 1935 foi lançado A Noiva de Frankenstein, sequência do filme de 1931, onde a história focava na criação de uma companheira para o monstro. E fechando a trilogia, em 1939, surge O Filho De Frankenstein (que ao contrário do que eu pensei não é um monstro baby), onde o Dr. Victor tenta ressuscitar o monstro e transformá-lo numa criatura boa.
Em 1943 o monstro foi vivido por Bela Lugosi (sim, aquele famozão por Drácula) em Frankenstein Encontra o Lobisomem.


E então muita coisa apareceu (muita coisa tosca pra dizer a verdade), olha só: A Mansão de Frankenstein (1944), A Alma de Frankenstein (1953), A Maldição de Frankenstein (1957), I Was a Teenage Frankenstein (1957), A Vingança de Frankenstein (1958), Frankenstein Tem que Ser Destruído (1969), O Horror de Frankenstein (1970),  Dracula Vs Frankenstein (1971),  Blackenstein (1973), O Jovem Frankenstein (1974), Frankenhooker (1990)  e Frankenstein  - O Monstro das Trevas (1990),

Em 1994 foi lançada uma versão que mais se aproximou da história do livro, dirigida por Kenneth Branagh, com o próprio no papel do Doutor, Robert De Niro como o monstro e Helena Bonham Carter como Elizabeth, recebeu o título de Frankenstein de Mary Shelley


No ano passado (2014) foi lançado Frankenstein: Entre Anjos e Demônios, que foi na verdade baseado na graphic novel homônima de Kevin Grevioux, uma releitura steampunk da história de Frankenstein, que eu assisti e digo para vocês: Não percam seu tempo!


O doutor e sua criatura também aparecem na série Penny Dreadful (2014), que reúne personagens de grandes clássicos literários (e que se você não assiste, faça o favor de ir assistir logo!).


Neste ano (2015) o canal ITV Encore da Inglaterra lançou The Frankenstein Chronicles.  A série tem como protagonista Ned Stark Sean Bean, ele é John Marlott um detetive que investiga uma série de crimes em Londres, durante o século 19. O diferencial é que estes crimes podem ou não ter sido cometidos por um cientista que tenta reviver os mortos. Esta com certeza está na minha listinha para assistir, porque tenho uma quedinha pelas series britânicas!


E em cartaz agora nos cinemas você encontra Victor Frankenstein, estrelado por Harry Potter Daniel Radcliffe e Professor Xavier James McAvoy. O filme conta as origens do Dr. (McAvoy) a partir da visão do seu assistente Igor (Radcliffe). Igor é um jovem com talentos médicos que trabalha sob maus-tratos em um circo até ser descoberto por Victor, que o contrata como seu assistente. Mas Igor é salvo de um show de horrores para presenciar outro. E acaba sendo testemunha de todas as experiências que Victor Frankenstein é capaz de fazer para se tornar famoso. O longa narra a trajetória do médico, perseguido por seus métodos antiéticos, até ele finalmente conseguir dar vida ao conhecido monstro, feito a partir de restos humanos, que leva o nome de seu criador.


E para o ano que vem (2016) o canal americano Fox está preparando Second Chance, a história de um policial aposentado moralmente corrupto que recebe uma segunda chance na vida quando é trazido de volta dos mortos. Agora, jovem e forte, Pritchard (Rob Kazinsky) deverá escolher entre suas velhas tentações e seu novo senso de propósito. A série já mudou de nome duas vezes, então não se espantem se vocês virem essa história com outro nome por aí.


Então é isso, post enorme eu sei, mas o que eu posso fazer se a galera adora ficar revivendo a famosa criatura!
E aí vocês já leram o livro? Viu algum dos filmes? Me contem o que vocês acharam!

Beijos e até semana que vem!

E participem do TOP Comentarista!

Fernanda Andrade


11 comentários:

  1. Oooi! Que post bancana ❤ então, eu nunca assisti um filme realmente, mas já vi no desenho da Mônica a presença dele Kkkkkkkkkk Pretendo assistir um dia :) não parece ser tão assustador, né? Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Tô na mesma!
      Mônica também é cultura! :D

      Excluir
    2. kkkkk tinha me esquecido desse da Turma da Mônica, bem lembrado Ruhh!

      Excluir
  2. Cara, eu fiquei chocada com a quantidade de adaptações pra essa história!
    Nunca assisti a nenhuma delas, mas fiquei bem interessada agora!
    O livro também deve ser muito maneiro! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você acredita que depois que fiz o post descobri mais filmes! kkkkkk

      Excluir
  3. Sou muito medrosa e por isso não curto terror, ou nada parecido, pois sei depois ficarei vários dias sem conseguir dormi (risos), e por isso só conheço Frankenstein, pela lendo que escuto os outros dizerem. Mas adorei o post, pois pude conhecer um pouco mais sobre esse personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Sinceramente Lara eu também não assisto muito terror porque na verdade acho as histórias muito idiotas, mas esses grandes clássicos nem são tão assustadores. Que bom que gostou do post!

      Excluir
  4. Fernanda e Evelyn,sinceramente não gosto muito de terror,mas Frankenstein,realmente é um clássico,interessante saber o acontecimento que levou a história a ser escrita e que o nome dado ao personagem foi só atribuído após a primeira adaptação.Das adaptações citadas assisti a de 1931,quando era menor,mas quero muito assistir Second Chance,agora em 2016.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Aciclea que legal, o de 1931 tá na minha lista pra assistir agora nas férias. Quando sair Second Chance e você assistir passar por aqui pra contar pra gente, porque se eu colocar mais uma série na minha lista eu não vivo mais. kkkk Beijo!

      Excluir
  5. Li o livro recentemente ,achei muito bom ,mas sinceramente acho que nenhuma das adaptações foi muito fiel ao livro e aliás a nova ,que ainda vai ser lançada ,saiu totalmente do enredo ,mas eu vou ver ,só que não com tantas espectativas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jéssica, o livro está na minha meta de leitura , acho que agora nas férias eu consigo! kkk E realmente não tem como criar expectativas com adaptações né :/

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©