Oi gente, feliz ano novo!
Eu sei tá atrasado, mas eu sou assim: always late!
Hoje vamos falar de O Médico e o Monstro fechando a trilogia dos clássicos do terror. Também conhecido como O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, o livro é de autoria do escritor escocês Robert Louis Stevenson e foi publicado originalmente em 1886.
No livro somos apresentados ao Dr. Henry Jekyll, um respeitado médico de Londres no século XIX, que na tentativa de separar seu lado bom da sua parte mais sombria, desenvolve uma poção que o transforma em Mr. Hyde, um indivíduo sem escrúpulos que comete uma série de crimes. O livro é narrado por Gabriel John Utterson, advogado e amigo do Mr. Jekyll, que investiga as estranhas ocorrências entre seu velho amigo e o malvadão Edward Hyde.
O livro foi um sucesso instantâneo e uma das obras mais vendidas do autor, as adaptações da obra para o teatro começaram um ano após seu lançamento e ele acabou inspirando muitos filmes, chegando a aparecer até em desenhos animados. O impacto do romance foi tal que se tornou parte do jargão inglês, com a expressão "Jekyll e Hyde" usada para indicar uma pessoa que age de forma moralmente diferente dependendo da situação.
Acredita-se que a primeira vez em que o Dr. e o Monstro deram as caras no cinema foi em 1908, em uma adaptação americana dirigida por Otis Turner e produzida por William Selig. No filme foram introduzidos dois personagens, que não existem no livro, a noiva e o sogro do Dr. Jekyll. A introdução desses personagens ocorreu primeiramente na adaptação teatral da obra em 1897, produzida por Luella Forepaugh e George Fish, e o produtores do filme resolveram mantê-las.
Em 1912 foi lançado um curta metragem de 12 minutos, dirigido por Lucius Henderson contando a história do Dr. que era interpretado pelo ator James Cruze.
Em 1920 a obra foi adaptada por John S. Robertson, sendo uma das adaptações mais citadas, é um típico filme de cinema mudo, em preto e branco, com uma trilha sonora apenas para ambientar as cenas e servindo como pano de fundo. Neste filme o papel do Dr. ficou com o avô da Drew Berrymore ator John Barrymore.
Em 1931, foi lançado a adaptação dirigida por Rouben Mamoulian, tendo no papel do Dr. o ator Frederic March. Foi o primeiro filme de terror a ganhar um Oscar, rendendo a March o Oscar de melhor ator principal em 1932.
E em 1941 viria uma nova versão, dirigida por Victor Fleming (que fez O Mágico de Oz e ...E o Vento Levou), com o ator Spencer Tracy no papel principal. Foi indicado ao Oscar em 1942 nas categorias de melhor edição, melhor trilha sonora - drama e melhor fotografia - preto e branco.
Em 1955 o Dr. foi fazer uma visita ao Pernalonga em O Coelho e o Monstro (Hyde And Hare). Neste episódio Pernalonga finge se deixar atrair por um doutor de nome Jekyll para conseguir conforto. Mas ao chegar à casa do médico depara-se com uma monstruosidade. No fim, até mesmo o protagonista acaba transformado, após ingerir a bebida que transformara o doutor no Senhor Hyde.
Em 1968 houve outra adaptação, um filme feito para a televisão dirigido por Charles Jarrott e tendo no papel do Dr. o ator Jack Palance (que também deu vida ao Conde Drácula). Todos os filmes citados acima tinham como título O Médico e o Monstro e o enredo era bem parecido.
Em 1971 foi lançado O Soro Maldito (I, Monster), um filme de terror britânico dirigido por Stephen Weeks. A história segue a obra de Robert Louis Stevenson, porém os personagens principais tiveram seus nomes mudados para Dr. Charles Marlowe e Mr. Edward Blake. O filme é estrelado por Saruman, o Branco Christopher Lee (que também deu vida ao Conde Drácula! <3).
Em 1990 surge outra adaptação com o título O Médico e o Monstro, dirigido por David Wickes e tendo no papel do Dr. Alfred, o mordomo do Batman o ator Michael Caine.
Em 1996 foi lançado O Segredo de Mary Reilly. Aqui há um porém, porque na verdade este filme é baseado em outro livro, que é baseado na obra de Robert Louis Stevenson (kkkk aiai né!). O roteiro deste filme é na verdade baseado no livro Mary Reilly da escritora Valerie Martin, que conta a história do ponto de vista da empregada de Henry Jekyll. O filme é dirigido por Stephen Frears, e tem nos papéis de Mary e do Dr os atores Erin Brockovich Julia Roberts e John Gavin Malkovich, respectivamente.
Em 2000, foi lançada mais um O Médico e o Monstro com o ator Adam Baldwin no papel do Dr. Jekyll. No filme um jovem cirurgião e sua esposa vão passar a lua-de-mel em Hong Kong, mas acabam ficando no meio de uma guerra entre gangues. Ela acaba morrendo e ele sobrevive, mas passa pelas mãos de um médico que lhe dá uma fórmula que o transforma em um justiceiro, que irá vingar a morte de sua esposa.
Houve ainda mais duas adaptações de mesmo nome. Uma em 2002 com o ator Mark Redfield no papel do Dr., ele também dirigiu e escreveu o roteiro do filme, e outra em 2003 com o ator John Hannah interpretando o Dr.
Em 2003 o Dr. apareceu ainda no filme A Liga Extraordinária, que eu já havia citado no post sobre Drácula. E em 2004 ele aparece em Van Helsing - O Caçador de Monstros. Logo no início do filme, na catedral de Notre Dame, o protagonista enfrenta um homem grotesco de aparência monstruosa. Quando Van Helsing o chama pelo nome de Dr. Jekyll, este o corrige, afirmando que seu nome atual é Mr. Hyde. Em certo momento, ambos afirmam que se enfrentaram em Londres, local onde ocorre a história do livro.
Em 2007 foi lançado Jekyll, um filme estrelado por Matt Keeslar. Na história do filme enquanto pesquisava a cura para o câncer, Dr. Henry Jekyll cria um alter-ego gerado por computador, Mr. Hyde, uma criatura de apetites e impulsos incontroláveis que vai em uma onda de assassinatos e, finalmente, tenta destruir o seu próprio criador.
Nesse mesmo ano a BBC One lançou a série britânica Jekyll. Com apenas uma temporada de seis episódios, tem no papel principal o ator James Nesbitt que interpreta o Dr. Tom Jackman, o único descendente vivo do Dr. Jekyll. James Nesbitt ganhou vários prêmios pela sua brilhante atuação. Segue a sinopse da série: Nos tempos modernos, o velho problema atormenta um médico: o monstro que há dentro dele. Nessa nova versão britânica de "O Médico e o Monstro", o Dr. Jekyll compartilha o mesmo corpo com o Mr. Hyde, sem conseguir controlar a presença devastadora de seu alter-ego. A situação se torna mais perigosa, porque o médico é casado, o que o monstro não sabe. Todo lugar que eu olhei só falava bem, aliás, muito bem da série (Séries britânicas! <3).
Em 2008 foi lançado mais um filme intitulado O Médico e o Monstro, tendo o ator Dougray Scott no papel do Dr. Jekyll. O filme conta a história do médico que está pesquisando uma rara planta amazônica que tem propriedade de separar a alma das pessoas, trazendo à tona o lado obscuro de cada um.
Em 2013 o canal americano NBC colocou no ar a série Do No Harm, que não tem nada a ver com o livro, mas faz referência clara ao personagem. A série conta a história do neurocirurgião Jason Cole que batalha com o seu alter ego, tentando mante-lo sob controle através de medicação. O ator que interpreta o Dr. é o Steven Pasquale, e a série possui apenas uma temporada pois foi cancelado por baixa audiência.
E por fim, em 2015, o canal britânico ITV lançou a série Jekyll & Hyde, a série se passa 50 anos depois da trama do livro e foca na vida do neto do Dr. Henry Jekyll. O neto do Dr, se chama Robert e é interpretado pelo ator Tom Bateman. Essa eu assisto e adoro!
A situação vivida pelo Dr. Jekyll serviu de inspiração para mais dois personagens: Hulk, o médico que se transforma quando está com raiva e Adam, personagem presente na terceira temporada da série canadense Sanctuary.
Então é isso, eu não li o livro ainda, mas ele já está na meta para o ano novo. E vocês já leram? Já viram algumas das adaptações ou conhece outras? Comentem ai!
Beijo e até a próxima!
Fernanda Andrade